Painel do Mundo
Por Alysson Cardinali (21/07/2022)
Uma temporada repleta de emoção, grandes jogos, muita rivalidade e… surpresas. Sim, os favoritos têm colocado as barbas de molho, até agora, no Campeonato Carioca individual (dadinho 9 x 3) promovido pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj). Nomes pouco conhecidos no circuito, verdadeiros estreantes com a palheta nas mãos entre os federados, fizeram bonito no primeiro turno da competição. O Pequeno Polegar Maurício Tarouca, do Vasco, foi o primeiro deles, ao faturar o título da Copa José Alexandre, em fevereiro, na categoria Adulto.
Em maio, foi a vez de Jorge Ferraz, o nosso Poeta do Cotidiano, vestindo a camisa da Lafume, faturar o título da terceira e última etapa do Estadual, na categoria Master. Confiantes e motivados, eles prometem repetir a dose na primeira rodada do returno, marcada para o próximo domingo (24/7), no Ginásio do Grajaú Tênis Clube, que, aliás, será palco do Campeonato Brasileiro de Equipes, nos dias 20 e 21 de agosto e reunirá a nata do botonismo nacional.
Tarouca e Jorge, porém, não foram os únicos a surpreender os medalhões. Foi o que se viu na terceira etapa do Carioca, quando foram conhecidos não só os vencedores na Série Ouro, no Adulto, na Master e no Sub 18, mas os campeões do primeiro turno nas respectivas categorias: Juninho (Flamengo), Gil (Zico 10) e Gian (Fluminense) ergueram os troféus, garantiram presença na decisão do Estadual, em dezembro, e desbancaram rivais de peso (e até de mais experiência) na luta por um lugar no pódio.
Tais resultados só ratificam a certeza de que o nível da competição é elevado e, mesmo os estreantes, têm dado conta do recado. Na Série Ouro, o rubro-negro Juninho terminou a terceira etapa apenas na 10ª colocação, mas somou 435 importantes pontos no ranking anual, chegou aos 1415 e faturou o troféu de campeão do turno. Em segundo lugar ficou Adriano (Lafume), com 1370, e Paulo Quartarone (Zico 10) terminou em terceiro, com 1330.
Os campeões no turno: Juninho do Flamengo (Adulto); Gian do Fluminense (Sub-18) e Gil (Máster)
O campeão da terceira etapa foi Alexandre Aires (Zico 10), que, em uma final emocionante, venceu Ricardo Mendonça (Flamengo), por 4 a 3, nos segundos finais do jogo. O terceiro lugar ficou com Oliveira (Vasco), que levou a melhor sobre João César (America), por 3 a 1. O pódio de maio da Série Ouro foi completado por Rodrigo (America), Renato (Botafogo), JJota (Fluminense) e Lucas Mendonça (Flamengo).
Na Série Prata, em outra finalíssima de tirar o fôlego, Kaka (Piedade) venceu Marcelo Mendes (Fluminense), por 5 a 4, e ergueu o troféu. O terceiro lugar ficou com Regis (America), que empatou em 2 a 2 com Rafa 77 (Fluminense). Além dos quatro atletas, subiram para a Série Ouro Matoso (Piedade), Edmundo (Fluminense), Marcelo Fish (Lafume) e Leandro Fernandes (Grajaú). Caíram para a Prata Léo Azeredo (Lafume), Anderson (Dobermans), Bispo (Lafume), Julio Balada (Vasco), Curvelo (Lafume), Alejjandro (Vasco), Maurício (Dobermans) e PC (Fluminense).
Na Série Master, Gil (Zico 10) desbancou os favoritos e assegurou o título do turno, após fazer uma final antológica com Jorge Ferraz (Lafume). O empate em 2 a 2 deu ao atleta esmeraldino o título da etapa de maio, mas assegurou a conquista do turno ao jogador do Zico 10, que somou 490 pontos, desbancando Jaime (Flamengo) por apenas 25 pontos (1450 a 1425). A terceira posição no turno foi de Sarti Neto (Flamengo), com 1390. Já o terceiro lugar da etapa ficou com Antônio (Flamengo), que bateu Cesar (Dobermans) por 2 a 0. Completaram o pódio da Master Sarti Neto (Flamengo), Jaime (Flamengo), João Carlos (Botafogo) e Marco Antônio (Botafogo).
Na categoria Sub 18, só deu Gian (Fluminense). O garoto tricolor não só foi campeão da terceira etapa, disputada em pontos corridos por dez atletas, como levou para casa o belo troféu de campeão do primeiro turno. Na etapa, Gian ficou na liderança, após somar 28 pontos, assim como José Augusto (America) – eles empataram em todos os quesitos e Gian levou a melhor no confronto direto (duas vitórias: 3 a 2 e 5 a 2). O terceiro lugar, na etapa de maio, ficou com Gabriel Cataldo (America). Já a classificação do primeiro turno foi a seguinte: Gian (Fluminense) em primeiro lugar, com 1470 pontos, seguido por José Augusto (America), com 1450; Johnathan (River), com 1440; Gabriel Cataldo (America), com 1430; Luquinha (Lafume), com 1360; João Eduardo (Vasco), com 1355; Dudu (América), com 835; João Gabriel (América), com 490; Salgueirinho (River), com 460; e Izac Arcanjo (River), com 455.
O returno do Carioca promete. Façam suas apostas!
Biblioteca de "Planeta Dadinho"
Reler publicações anteriores de Alysson Cardinali
Nascido em Nova Friburgo (RJ), mas morando há 30 anos na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista esportivo Alysson Cardinali, com passagens pelos jornais O Fluminense, Jornal dos Sports, O Dia, revistas Placar e Invicto, além do canal SporTV, atualmente está no Grupo Infoglobo e é um apaixonado não só pela profissão, mas pelo futebol de botão. Praticante da modalidade dadinho, Alysson, de 50 anos, é federado pela Liga dos Amigos de Futebol de Mesa (Lafume) e, além de disputar as competições oficiais pelo Brasil, pretende divulgar o esporte e angariar cada vez mais praticantes para perpetuar o futebol de botão entre as futuras gerações.
....................................
cardinali@mundobotonista.com.br