Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Paulisa de São João da Boa Vista, Luís Castello é economista e trabalha no mercado financeiro em Nova Iorque (EUA) há dez anos. Este corinthiano, pai da Julia e da Ana Luísa, é mais do que um jogador, um ferrenho colecionador de futebol de botão. Apaixonado pelos esportes e Luís é um dos fundadores da Play Button Soccer, que mantem a culura do futebol de mesa viva entre brasileiros radicados nos Estados Unidos. Jogador da regra 12 toques, foi um dos membros fundadores da Superliga Paulista de Futebol de Mesa no fim da década de 90 e início dos anos 2000. Ele usa essa essa tribuna do leitor para contar como dois dos seus times foram parar nas mãos de Wagner Moura e Kleber Mendonça filho, ganhadores do Globo de Ouro 2026 com o filme "O Agente Secreto"

Futebol de Botão e o Globo de Ouro

Por Luís Castello (13/01/2026)

Para aqueles que ainda não souberam, no último domingo (11), o filme brasileiro “O Agente Secreto”, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama. Após essa vitória, uma postagem no Instagram mostrou os dois se divertindo jogando futebol de botão e celebrando seu sucesso em Hollywood! Mas como tudo isso aconteceu? Vou compartilhar com vocês os bastidores dessa história.

Para aqueles que ainda não me conhecem, vamos fazer uma pequena viagem no tempo, retornando a 2016, quando me mudei para os Estados Unidos. Desde a infância em São Paulo, a paixão pelo futebol de botão sempre esteve presente na minha vida – e se você está lendo este texto, provavelmente entende bem esse sentimento. Em 2018, conheci um grupo incrível que começou a organizar torneios e a jogar futebol de botão na região de New York e New Jersey. Rapidamente me integrei à turma e voltei a jogar (para nunca mais parar!). No ano seguinte, em 2019, junto com meu amigo Alex Monteiro, fundamos a Play Button Soccer, com o propósito de ajudar brasileiros a terem acesso ao nosso amado jogo aqui. Criamos um site (www.playbuttonsoccer.com) e, até hoje, recebemos mensagens de diversos brasileiros espalhados pelos EUA, em busca de materiais para voltar a jogar botão longe de nossa amada terra.

Pois então, como em um filme, o tempo avança e agora nos encontramos em novembro de 2025, quando recebemos um email de Daniel Burity, o talentoso diretor, escritor e cineasta brasileiro que vive em Nova Iorque. Sua ideia foi brilhante, e seu pedido, uma ordem! Precisávamos conseguir materiais de futebol de botão para registrar um encontro entre Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura em Nova Iorque, na mesma semana em que estavam lançando e promovendo “O Agente Secreto” nos cinemas americanos. Inicialmente, ele considerou o pebolim como a referência ao futebol (uma paixão de Kleber e Wagner), mas logo percebeu que captar sua essência brasileira seria ainda mais autêntico gravando-os jogando futebol de botão!

Imediatamente, eu e o Alex nos colocamos à disposição para emprestar os materiais (mesas, times, traves etc) e entre conversas e agendamentos, fiz apenas um pedido: se o Wagner poderia dar um autógrafo em uma camisa minha! Sou muito fã do Wanger Moura, um ator genial. A produtora Gina, que ajudou o Daniel nesta logística, veio buscar a mesa e os materias, e rapidamente pude explicar algumas coisas. Mas o que mais me recordo foi a seguinte frase que falei para ela: “Fique tranquila, pois quando eles olharem os materiais, saberão muito bem o que fazer, e você vai ver como nós brasileiros nos sentimos quando jogamos futebol de botão!”

Assim que terminaram a gravação, ela me mandou uma mensagem dizendo o quanto eles tinham gostado e que passaram horas jogando. E que eles também tinham um pedido de volta, se eles poderiam comprar os times. O Wagner é torcedor do Esporte Clube Vitória e o Kleber, torcedor do Clube Náutico Capibaribe. Obviamente nossa resposta foi que aqueles times eram um presente nosso, desejando todo o sucesso na divulgação do filme e nos prêmios que estavam por vir.

A cena final deste filme vocês viram neste último domingo, a celebração em Hollywood com os prêmios históricos do Globo de Ouro e para o cinema brasileiro. E para completar nossa surpresa, eles tinham guardado a divulgação deste encontro jogando futebol de botão, para uma celebração bem brasileira.

Fica novamente nossos parabéns ao Kleber, ao Wagner, a todos os atores e profissionais que trabalharam no filme de alguma maneira, ao Daniel e a Gina que promoveram este encontro histórico, ao cinema brasileiro, e principalmente ao nosso querido futebol de botão! O Futebol de botão tem agora 2x Globos de Ouro! Pro Gol!

(E por favor, não reparem que o Kleber colocou a trave na vertical!)

As ideias expressas nesse texto são de total responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Portal Mundo Botonista.

Biblioteca de "Todas as cores do MUndo"
Reler os textos publicados anteriores na Tribuna do leitor

Breno Marques

Este espaço é dedicado à publicação de textos dos leitores no Portal Mundo Botonista. Uma forma poderosa de nos conectarmos com a comunidade de fãs e de adeptos do futebol de mesa. Ao valorizar vozes diversas, o portal enriquece seus conteúdos com experiências pessoais, opiniões autênticas e narrativas originais inspirando, sobretudo, nossa expressão criativa. Nosso desejo é fortalecer os vínculos com o público e transformar nossos leitores em protagonistas do próprio conteúdo. Acreditamos num espaço dinâmico, plural e acolhedor para todos que amam e praticam o nosso esporte.
....................................

contato@mundobotonista.com.br

Posts anteriores 
Por Jonnilson Passos 29 de novembro de 2025
Botão com ciência
Por Sidney Alves 13 de novembro de 2025
Todas as cores do mundo, Tribuna do leitor
Por Luke de Held 10 de novembro de 2025
Todas as cores do mundo, Tribuna do leitor
Por Flávio Semim 7 de novembro de 2025
Notáveis
Mostrar mais