Painel do Mundo
Por Jeferson Carvalho (19/03/2022)
Editorial:
Responsável pela organização, FPFM divulgou nesta sexta-feira, 18/03, a carta convite oficial do evento. A edição será realizada no São Paulo Futebol Clube e promete ser o maior da história do futebol de mesa.
Os dias mais difíceis da terrível pandemia do Corona vírus que afligiu a todos por um longo período de isolamento, restrições e sacrifícios parecem ter passado com a vacinação de praticamente 80% da população e o futebol de mesa, enquanto esporte organizado, finalmente começa um ano cheio de planos de uma temporada completa com campeonatos, viagens e grandes eventos federados.
E é em meio a essa atmosfera de esperança em tempos melhores que a FPFM (Federação Paulista de Futebol de Mesa) com anuência e apoio da CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de mesa), fez oficialmente esta semana o lançamento da carta convite do 32º Campeonato Brasileiro de Futebol de mesa da modalidade 12 toques aos atletas e demais federações do país.
(clique para baixar aqui a carta convite oficial)
Sem receber um Campeonato Brasileiro da modalidade Bola12 toques desde 2010, a maior e mais vitoriosa federação de futebol de mesa do Brasil se prepara para acolher das dependências do São Paulo Futebol Clube no Morumbi o grande circo do botonismo nacional. Como de costume, o evento reunirá os grandes atletas do esporte para um final de semana estendido pelo feriado de Corpus Christi (16 a 19 de junho) e promete ser um marco histórico - expandindo o número de participantes a uma quantidade nunca antes vista num evento oficial federado.
Na prática isso significa que a capital paulista será a primeira a testemunhar um campeonato nacional com 64 mesas dispostas num ambiente - algo inimaginável em 1989 quando apenas 96 botonistas (a grande maioria atletas locais) organizaram no Clube Atlético Indiano, na mesma cidade de São Paulo, o primeiro Campeonato Brasileiro da história. Nestes 31 anos, o certame foi sendo ampliado, não apenas em quantidade de participantes mas também no número de estados representados (praças onde o esporte se faz presente de maneira federada). Em outras palavras, além de refletir a expansão da prática, ao longo dos anos o Brasileirão tem sido também um instrumento poderoso da disseminação da regra 12 pelo país. Graças ao Campeonato Brasileiro a modalidade tem se tornado, verdadeiramente, uma prática nacional.
A despeito dos números, estatísticas e logística por trás da viabilidade de um torneio tão grandioso, há algo intangível e ainda mais esplêndido na realização desta 32ª edição. Após um interstício temporal de quase 3 anos sem ser realizado, o retorno do Campeonato Brasileiro é um marco para todos que amam, praticam, defendem e trabalham em prol do futebol de mesa enquanto esporte. o 1º dia do inverno de 2022 de volta aos nossos dias a maior celebração desta longa e história de amor.