Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Planeta Dadinho

Por Alysson Cardinali (23/06/2023)

Vasco vai à luta e conquista Taça Fefumerj.

Dezoito equipes guerreiras! Setenta e dois botonistas imortais! Um só objetivo! Em um duelo de gigantes, digno da tradição da modalidade dadinho no Rio de Janeiro, a luta pelo título da Taça Fefumerj foi emocionante, cruel, acirrada. Tal qual um highlander das mesas — afinal, só pode haver um campeão —, o Vasco A não perdeu sua cabeça e, aliando força e talento, bateu o América A na finalíssima da Série Ouro, por 2 a 1, para levar, sem derramamento de sangue, mais um troféu para sua vasta coleção. Com direito ao tradicional grito de casaca e com o hino cruzmaltino bradado nos quatro cantos da bela sede do Botafogo Futmesa, domingo (11/6), na Lapa.


“Foi uma luta árdua, mas fizemos um belo campeonato, com muita concentração, determinação e foco nos momentos mais difíceis. Jogamos sem um de nossos principais atletas (Brayner) e, mesmo assim, mostramos que o Vasco está entre os grandes do futmesa carioca”, frisou Tarouca, que, ao lado de Bruno Romar, Renato Oliveira, Adriano e Cleciano formou a equipe A do time de São Januário.


Após campanha com 79,2% de aproveitamento na primeira fase (seis vitórias, um empate e uma derrota), o Vasco venceu os três jogos na segunda fase para, na decisão, bater a forte equipe A americana, também invicta na segunda fase da competição. O terceiro lugar na Série Ouro ficou com o Piedade A, que, na base da coragem e da raça, foi ao ataque e venceu, por 2 a 1, o Fluminense A, que, invicto, fizera a melhor campanha (83,3% de aproveitamento) na primeira fase. O Flamengo A terminou na quinta colocação, seguido por Flamengo B, River e Flamengo C. 

Já o título da Série Prata foi conquistado pelos Guerreiros Tricolores. Comandados pelo capitão Marcelo Mendes, o Fluminense B ainda contou com o talento de Edmundo, Monstro e Gian para bater as feras do Dobermans, de Macaé, por 2 a 1, na final, e levar um troféu para as Laranjeiras. Na disputa do terceiro lugar da Série Prata, o Piedade B levou a melhor sobre o Grajaú Tênis Clube, e venceu o duelo por 2 a 1.


Liga Fonte, Botafogo, America B e Vasco B completaram a classificação final da segunda fase da Taça Fefumerj, enquanto as equipes do Fluminense C e do Olaria não foram felizes em suas batalhas e caíram na primeira fase. Afinal, assim como no filme “Highlander - O Guerreiro Imortal”, só pode haver um — seja com a espada nas mãos, após a batalha, ou segurando a palheta, após muitos duelos nas mesas de botão.

Veja a galeria de fotos da Taça Fefumerj:

Biblioteca de "Planeta Dadinho"
Reler publicações anteriores de Alysson Cardinali

Nascido em Nova Friburgo (RJ), mas morando há 30 anos na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista esportivo Alysson Cardinali, com passagens pelos jornais O Fluminense, Jornal dos Sports, O Dia e Expresso (Infoglobo), revistas Placar e Invicto, além do canal SporTV, é um apaixonado não só pela profissão, mas pelo futebol de botão. Praticante da modalidade dadinho, Alysson, de 51 anos, é atleta federado, pelo Fluminense Football Club, na Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj) e, além de disputar as competições oficiais pelo Brasil, pretende divulgar o esporte e angariar cada vez mais praticantes para perpetuar o futebol de botão entre as futuras gerações.

....................................

cardinali@mundobotonista.com.br

Posts anteriores 
19 de abril de 2025
Insight
Por Marcio Bariviera 18 de abril de 2025
Botão raiz
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Mostrar mais