Painel do Mundo
Por Alysson Cardinali (23/06/2023)
Vasco vai à luta e conquista Taça Fefumerj.

Dezoito equipes guerreiras! Setenta e dois botonistas imortais! Um só objetivo! Em um duelo de gigantes, digno da tradição da modalidade dadinho no Rio de Janeiro, a luta pelo título da Taça Fefumerj foi emocionante, cruel, acirrada. Tal qual um highlander das mesas — afinal, só pode haver um campeão —, o Vasco A não perdeu sua cabeça e, aliando força e talento, bateu o América A na finalíssima da Série Ouro, por 2 a 1, para levar, sem derramamento de sangue, mais um troféu para sua vasta coleção. Com direito ao tradicional grito de casaca e com o hino cruzmaltino bradado nos quatro cantos da bela sede do Botafogo Futmesa, domingo (11/6), na Lapa.
“Foi uma luta árdua, mas fizemos um belo campeonato, com muita concentração, determinação e foco nos momentos mais difíceis. Jogamos sem um de nossos principais atletas (Brayner) e, mesmo assim, mostramos que o Vasco está entre os grandes do futmesa carioca”, frisou Tarouca, que, ao lado de Bruno Romar, Renato Oliveira, Adriano e Cleciano formou a equipe A do time de São Januário.
Após campanha com 79,2% de aproveitamento na primeira fase (seis vitórias, um empate e uma derrota), o Vasco venceu os três jogos na segunda fase para, na decisão, bater a forte equipe A americana, também invicta na segunda fase da competição. O terceiro lugar na Série Ouro ficou com o Piedade A, que, na base da coragem e da raça, foi ao ataque e venceu, por 2 a 1, o Fluminense A, que, invicto, fizera a melhor campanha (83,3% de aproveitamento) na primeira fase. O Flamengo A terminou na quinta colocação, seguido por Flamengo B, River e Flamengo C.

Já o título da Série Prata foi conquistado pelos Guerreiros Tricolores. Comandados pelo capitão Marcelo Mendes, o Fluminense B ainda contou com o talento de Edmundo, Monstro e Gian para bater as feras do Dobermans, de Macaé, por 2 a 1, na final, e levar um troféu para as Laranjeiras. Na disputa do terceiro lugar da Série Prata, o Piedade B levou a melhor sobre o Grajaú Tênis Clube, e venceu o duelo por 2 a 1.
Liga Fonte, Botafogo, America B e Vasco B completaram a classificação final da segunda fase da Taça Fefumerj, enquanto as equipes do Fluminense C e do Olaria não foram felizes em suas batalhas e caíram na primeira fase. Afinal, assim como no filme “Highlander - O Guerreiro Imortal”, só pode haver um — seja com a espada nas mãos, após a batalha, ou segurando a palheta, após muitos duelos nas mesas de botão.
Veja a galeria de fotos da Taça Fefumerj:
Biblioteca de "Planeta Dadinho"
Reler publicações anteriores de Alysson Cardinali
Nascido em Nova Friburgo (RJ), mas morando há 30 anos na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista esportivo Alysson Cardinali, com passagens pelos jornais O Fluminense, Jornal dos Sports, O Dia e Expresso (Infoglobo), revistas Placar e Invicto, além do canal SporTV, é um apaixonado não só pela profissão, mas pelo futebol de botão. Praticante da modalidade dadinho, Alysson, de 51 anos, é atleta federado, pelo Fluminense Football Club, na Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj) e, além de disputar as competições oficiais pelo Brasil, pretende divulgar o esporte e angariar cada vez mais praticantes para perpetuar o futebol de botão entre as futuras gerações.
....................................
cardinali@mundobotonista.com.br