Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (03/06/2022)
Caro leitor, se você é daqueles que afirmam que o gênero western no cinema atual está fora de moda, eu digo que não é verdade. Afinal, este período nos EUA os “fora da Lei” existiram. A prova disso é assistir “Terra Sem Lei” (2019), escrito e dirigido pelo surpreendente irlandês Ivan Kavanagh.
“Terra Sem Lei” é daquele tipo de filme que parece uma pedra preciosa escondida no fundo do rio. Ou seja, tem que garimpar muito e quando se acha, é como ganhar na loteria.
Pois bem, o drama se passa durante o século XIX, numa cidade fronteiriça, localizada nos EUA. Lá vive a jovem família do agente funerário, o irlandês Patrick Tate (Emile Hirsch) e sua esposa, Audrey Tate (Débora François).
Tudo vai muito bem e harmonioso na cidade até o dia que chegam numa noite chuvosa de inverno, três estranhos homens, tendo como líder o misterioso Dutch Albert (ótima atuação do ator John Cusack) que procura um foragido.
O sinistro Dutch (Cusack) faz um estranho acordo com Patrick (Hirsch), onde seus conceitos religiosos e morais se perdem quando ele começa a ganhar muito dinheiro para enterrar as pessoas que Dutch vai eliminando.
“Terra Sem Lei” é um filmaço que possui uma série de variáveis, e te força a pensar em todas elas. Exemplo: o que pode representar o personagem vivido por John Cusack? Sem falar nas incríveis cenas que fazem referência a passagens bíblicas, além de possuir um final nada convencional.
O que vemos é a competência de uma produção europeia, direção, fotografia, roteiro e figurino, provando que é sim possível ainda hoje um western moderno, inovador e poderoso.
Enfim, “Terra Sem Lei” já está disponível na plataforma Netflix. Eu recomendo. Você está esperando o quê?
Veludo Azul.
(Título original: Blue Velvet)
Metro-Goldwyn Mayer (1986). USA