Painel do Mundo
Por Sergio Travassos (14/03/2022)
Nos manguezais de Pernambuco, há uns carangueijinhos que chamamos de xié. Eles correm em busca de alimento e, quando observamos, parece que o mangue todo está em movimento. Quando investimos sobre a lama, o caos daquele frenesi da natureza, some como que por encanto. Assim que passamos e olhamos para trás, vemos todos a sair de suas locas. Inicialmente, com reticência. Ao nos afastarmos um pouco e olharmos para trás, lá está o frenesi novamente.
Por que iniciei esse texto com a citação dos xiés? Simplesmente, pois estamos vivenciando algo assim. Somos os xiés e a pandemia é o humano que passa pelo mangue. Inicialmente, estávamos tímidos e receosos. Agora, com o avanço da vacinação, estamos voltando ao nosso agito nas mesas. Óbvio, ainda não vivemos aquele normal. Estamos aprendendo a nos adaptar a isso. Mas iremos nos adaptar, claro.
E o ano de 2022, na modalidade 1t, temos o retorno do calendário oficial que agitará as mesas de Norte a Sul do Brasil. Agitará, não, já está agitando em alguns estados tradicionais, antes das duas copas que abrem o calendário nacional da Confederação Brasileira de Futebol de mesa – CBFM, na 1t disco liso: o Norte-Nordeste e o Centro-sul.
No Rio Grande do Sul, tivemos o famoso Figueirão, tradicional torneio aberto. Ao todo, cinco modalidades tiveram torneios. Na 1t cavado, o grande campeão foi Ochoinha da Satolep, seguido de Willian do Arena Gol, Bagé do COP e , fechando o pódio, Mario do GEL.
Em Santa Catarina, tivemos a primeira etapa do estadual. Foi a Copa Verão. O campeão foi Paulo Degani, seguido de Luiz Vitorino, com Rafael Arruda e Sandro Tentardini, dividindo a terceira colocação.
No Espírito Santo, a Copa Espírito Santo da modalidade 1t disco liso, foi adiado para os dias 12 e 13. Serão 18, dos melhores atletas que jogarão nas mesas do Vitória e do ABC.
Nordeste
Em Salvador, tivemos o Bahia Master, com 40 Botonistas. O campeão foi Júlio do Galícia-ABFM. Elói foi o vice e o terceiro lugar foi o Rocha, ambos do 2004, com Adailton do Liberdade, fechando o pódio. No final de março, teremos a Taça Cidade de Salvador e o torneio do interior, que promete fazer pegar fogo as mesas baianas. Na Paraíba e em Pernambuco, usam o sistema de etapas e, em ambos os estados, tivemos como campeões os finalistas da Copa LDM Santa Cruz Prata, recentemente disputada no Recife: Travassos (campeão) e Kennedy (vice).
Em Pernambuco, Travassos (olha eu colando) do Santa Cruz conquistou a Copa Benício Pereira, que foi disputada em Aliança. Foi uma suada vitória por 2x0, contra um grande atleta que é Ton. Em terceiro e quarto lugares, tivemos Ribeiro do Aliancense e Sérgio Pereira do San Martin. Na Paraíba, Kennedy da Desportiva Guarabira, conquistou a etapa nas penalidades, após um empate em 0x0, contra Adilson, ambos da Desportiva Guarabira. Em terceiro, Maurício do Botafogo e em quarto lugar, Saulo, outro atleta do Guarabira.
Em Sergipe, o atleta do Amigos, Dudu sagrou-se campeão da Copa Átila Lisa. Completaram o pódio: Magno do União, Serginho do Mesa Verde e Inácio do Santa Cruz.
Outro pólo de grandes Botonistas, o Rio Grande do Norte conheceu o campeão da sua segunda etapa. Numa campanha que beirou a perfeição, Tiago empatou com o seu colega da Magic, Rafinha, em 1x1, na final. Em terceiro, Pedro Victor do Sesi, e em quarto lugar, tivemos Aldemar da Magic. A partida final teve transmissão, ao vivo, pelo Instagram da Magic e vi um nível alto e um jogo maravilhoso de se ver.
Para marcar o recomeço nessa temporada, dessa coluna, nada melhor do que trazer esse resumo do recomeço da modalidade 1t nesse mangue chamado Brasil. Que possamos, adaptados ao novo jeito de lidar com a vida, ainda na pandemia, aproveitar ao máximo as mesas.
Sergio Travassos é diretor do Santa Cruz F.C. há doze anos, jornalista com outras duas formações, Educação Física e Marketing, que atua há muito tempo em prol do desporto pernambucano. Tendo passagens pela Federação Pernambucana e CBFM. Sendo uma das figuras que mais defende o jogo de futebol de mesa, independente da regra de atuação, bem como que as competições sejam feitas em locais públicos, visando atrair mais visibilidade para o futmesa.
....................................
travassos@mundobotonista.com.br
(081) 97100-2825