Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Sergio Travassos (14/03/2022)

O Recomeço

Nos manguezais de Pernambuco, há uns carangueijinhos que chamamos de xié. Eles correm em busca de alimento e, quando observamos, parece que o mangue todo está em movimento. Quando investimos sobre a lama, o caos daquele frenesi da natureza, some como que por encanto. Assim que passamos e olhamos para trás, vemos todos a sair de suas locas. Inicialmente, com reticência. Ao nos afastarmos um pouco e olharmos para trás, lá está o frenesi novamente.


Por que iniciei esse texto com a citação dos xiés? Simplesmente, pois estamos vivenciando algo assim. Somos os xiés e a pandemia é o humano que passa pelo mangue. Inicialmente, estávamos tímidos e receosos. Agora, com o avanço da vacinação, estamos voltando ao nosso agito nas mesas. Óbvio, ainda não vivemos aquele normal. Estamos aprendendo a nos adaptar a isso. Mas iremos nos adaptar, claro.


E o ano de 2022, na modalidade 1t, temos o retorno do calendário oficial que agitará as mesas de Norte a Sul do Brasil. Agitará, não, já está agitando em alguns estados tradicionais, antes das duas copas que abrem o calendário nacional da Confederação Brasileira de Futebol de mesa – CBFM, na 1t disco liso: o Norte-Nordeste e o Centro-sul.

No Rio Grande do Sul, tivemos o famoso Figueirão, tradicional torneio aberto. Ao todo, cinco modalidades tiveram torneios. Na 1t cavado, o grande campeão foi Ochoinha da Satolep, seguido de Willian do Arena Gol, Bagé do COP e , fechando o pódio, Mario do GEL.


Em Santa Catarina, tivemos a primeira etapa do estadual. Foi a Copa Verão. O campeão foi Paulo Degani, seguido de Luiz Vitorino, com Rafael Arruda e Sandro Tentardini, dividindo a terceira colocação.

No Espírito Santo, a Copa Espírito Santo da modalidade 1t disco liso, foi adiado para os dias 12 e 13. Serão 18, dos melhores atletas que jogarão nas mesas do Vitória e do ABC.

Nordeste

Em Salvador, tivemos o Bahia Master, com 40 Botonistas. O campeão foi Júlio do Galícia-ABFM. Elói foi o vice e o terceiro lugar foi o Rocha, ambos do 2004, com Adailton do Liberdade, fechando o pódio. No final de março, teremos a Taça Cidade de Salvador e o torneio do interior, que promete fazer pegar fogo as mesas baianas. Na Paraíba e em Pernambuco, usam o sistema de etapas e, em ambos os estados, tivemos como campeões os finalistas da Copa LDM Santa Cruz Prata, recentemente disputada no Recife: Travassos (campeão) e Kennedy (vice).


Em Pernambuco, Travassos (olha eu colando) do Santa Cruz conquistou a Copa Benício Pereira, que foi disputada em Aliança. Foi uma suada vitória por 2x0, contra um grande atleta que é Ton. Em terceiro e quarto lugares, tivemos  Ribeiro do Aliancense e Sérgio Pereira do San Martin. Na Paraíba, Kennedy da Desportiva Guarabira, conquistou a etapa nas penalidades, após um empate em 0x0, contra Adilson, ambos da Desportiva Guarabira. Em terceiro,  Maurício do Botafogo e em quarto lugar, Saulo, outro atleta do Guarabira.

Em Sergipe, o atleta do Amigos, Dudu sagrou-se campeão da Copa Átila Lisa. Completaram o pódio: Magno do União, Serginho do Mesa Verde e Inácio do Santa Cruz.

Outro pólo de grandes Botonistas, o Rio Grande do Norte conheceu o campeão da sua segunda etapa. Numa campanha que beirou a perfeição, Tiago empatou com o seu colega da Magic, Rafinha, em 1x1, na final. Em terceiro, Pedro Victor do Sesi, e em quarto lugar, tivemos Aldemar da Magic. A partida final teve transmissão, ao vivo, pelo Instagram da Magic e vi um nível alto e um jogo maravilhoso de se ver.

Para marcar o recomeço nessa temporada, dessa coluna, nada melhor do que trazer esse resumo do recomeço da modalidade 1t nesse mangue chamado Brasil. Que possamos, adaptados ao novo jeito de lidar com a vida, ainda na pandemia, aproveitar ao máximo as mesas. 


Sergio Travassos é diretor do Santa Cruz F.C. há doze anos, jornalista com outras duas formações, Educação Física e Marketing, que atua há muito tempo em prol do desporto pernambucano. Tendo passagens pela Federação Pernambucana e CBFM. Sendo uma das figuras que mais defende o jogo de futebol de mesa, independente da regra de atuação, bem como que as competições sejam feitas em locais públicos, visando atrair mais visibilidade para o futmesa.

....................................

travassos@mundobotonista.com.br
(081) 97100-2825

Biblioteca de "De toque em toque"

Reler publicações anteriores de Sergio Travassos

Posts anteriores 
19 de abril de 2025
Insight
Por Marcio Bariviera 18 de abril de 2025
Botão raiz
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Mostrar mais