Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (01/07/2022)
Caro leitor, uma pergunta: quem ainda não assistiu algum filme com atuação ou direção do experiente e premiado ator Clint Eastwood ? Eu digo que já assisti e foram muitos. Sendo assim, chegou a hora e com justiça do nosso Clint ser destacado na coluna “Muito Além das Mesas” no portal “Mundo Botonista”.
Para isso, entre seus vários trabalhos, eu escolhi um drama sob sua direção incluindo também sua atuação que trás belas mensagens, reflexão e realismo dos tempos atuais. Estou falando do ótimo “Gran Torino” (2008)
Para quem ainda não conferiu o filme, irá ver um patriota radical, ex-combatente da guerra na Coreia, viúvo, solitário, racista e ranzinza de nome Walt Kowalski (Clint Eastwood). O velho Walt (Eastwood) possui dois filhos casados e netos chatos, com quem a sua relação não é das melhores, sem falar que ao lado da sua casa mora uma família de asiáticos que ele detesta.
A paixão do nosso Walt esta na sua garagem, pois ali fica um Ford modelo Gran Torino-V8 ano 1972 todo original e único dono. Acontece que, ao passar do tempo e mesmo receoso, ele vai se aproximando dos seus vizinhos orientais através dos jovens Thao (Bee Vang) e sua irmã Sue (Ahney Her).
O nó deste enredo se dá por conta de uma gang de chineses que domina a região e acaba interferindo nesse relacionamento, fazendo com que Walt, já doente, tome uma decisão para proteger seus vizinhos.
Isso é “Gran Torino”. A critica considera este como um dos melhores filmes de Clint Eastwood. Um filme realista, que trata de maneira impactante questões como o preconceito, xenofobia e o choque de culturas - Não deixe de conferir na plataforma Netflix.
Gran Torino
(Título original: Gran Torino)
Warner Bross Pictures (2008). USA