Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Roberto de Lara Rodrigues (04/06/2023)

Foco e concentração.

Meu nome é Roberto de Lara Rodrigues, mais conhecido no meio do futebol de mesa como Robertinho. Pratico a regra 12 toques desde 1991 e atuo pelo Clube D. Pedro II da cidade de Curitiba, capital paranaense. Talvez grande parte de vocês já saiba disso, mas não custa nada reforçar - sou filho do Nilson Rodrigues, atleta tetracampeão Brasileiro entre os Masters (recordista da categoria).


Aceitei o convite/desafio do Mundo Botonista para assumir a redação de uma coluna na qual estivesse em evidência a trajetória por mim percorrida até galgar o status que alcancei ao longo desses mais de 20 anos dedicados ao futebol de mesa como modalidade esportiva de rendimento. Espero neste nobre espaço contribuir para expandir o debate sobre os aspectos mais importantes na formação de um botonista, na construção do seu caráter competitivo e na forja de seu aprimoramento técnico, tático, mental, etc.


Começo minha contribuição falando sobre algo precioso que aprendi em minha jornada pessoal. Como é de conhecimento geral, tive a felicidade de vencer Campeonatos Brasileiros e Copas do Brasil em diversos estados diferentes (PR, RJ, SP, GO, RS, SC e PE). Lembro com detalhes dos jogos mais difíceis e das muitas viagens que fiz. Algumas viagens complicadas, para lugares não tão acessíveis e outras muito agradáveis na companhia dos amigos.


Todas as viagens e os sacrifícios valeram a pena, se não pelo título, pela experiência e aprendizado que só uma competição de nível nacional pode trazer. Mas me recordo de uma experiência no Mundial do RJ que mexeu demais comigo. Fui com a família e visitamos o Cristo Redentor, Bondinho, Maracanã, praias e tudo mais que a incrível Cidade Maravilhosa pode nos oferecer enquanto atração para passeio e lazer. Resultado: Apesar de estar em plena forma, treinando, jogando muito bem e confiante, acabei perdendo o foco no campeonato e fiquei em terceiro lugar. 


Por causa deste episódio, decidi deixar de lado a ideia de conhecer os lugares, fazer passeios e visitar pontos turísticos. Quando estou focado para vencer, agora procuro me concentrar exclusivamente ao torneio, utilizando as horas livres para descanso e reflexão. Uso técnicas de relaxamento e respiração, mentalizo estratégias que utilizarei nos próximos jogos, imagino como marcar cada adversário e sempre tento visualizar o sucesso, levantando a taça e sendo campeão novamente.


Encerro perguntando aos amigos leitores - E vocês, usam alguma estratégia especial para manter o foco durante as competições? Compartilhem conosco nos comentários. Ajudem-nos a compor um painel mais amplo sobre o assunto. Espero vocês daqui quatro semanas para nossa próxima crônica. Até lá.


Biblioteca de "Jeito & força"
Reler publicações anteriores de Roberto de Lara Rodrigues

Natural de Guarapuava-PR, Roberto de Lara Rodrigues, 43 anos, é bacharel em Educação física e o maior campeão nacional de todos os tempos na modalidade 12 toques, tendo conquistado cinco Campeonatos Brasileiros e seis Copas do Brasil individuais. A genialidade e aptidão para as palhetadas vêm de família: Além de ter podido contar sempre com os conselhos do pai, Nilson Rodrigues (maior campeão Brasileiro máster da história), Robertinho tem no primo, Rogério Nascimento (ex-campeão Brasileiro e Mundial) um grande parâmetro e um afiado parceiro de treinos para as grandes competições. Aqui no Portal Mundo Botonista, Rodrigues brinda a comunidade do futebol de mesa com crônicas exclusivas para a coluna Jeito & Força.

....................................

robertinho@mundobotonista.com.br

Posts anteriores 
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Por Valmar Talamo Domingues 14 de abril de 2025
Botões d'além mar
Por Alysson Cardinali 12 de abril de 2025
Planeta Dadinho
Mostrar mais