Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Breno Marques (11/08/2025)

Como elaborar um proposta de patrocínio para o futebol de botão?

Gostaria de iniciar este texto, uma espécie de guia prático, apresentando aos amigos leitores a metodologia SMART, uma ferramenta segundo a qual deve-se estabelecer objetivos que sejam claros, alcançáveis e efetivos. SMART é um acrônimo que representa os cinco critérios que um objetivo deve cumprir: Específico (Specific), Mensurável (Measurable), Alcançável (Achievable), Relevante (Relevant) e com um tempo definido (Time-bound). Em outras palavras, devemos ser específicos; se o objetivo do patrocínio é para o atleta ou para o clube, mensuráveis; se o valor condiz com a realidade da ação que se pretende realizar de acordo com os objetivos do patrocinador, atingíveis; se o retorno do investimento do patrocinador será real ou fictício, a verdade deve pautar a relação comercial, relevantes; se este patrocínio possui a veia educacional, social ou de alto rendimento, temporais; se há tempo hábil para ativar a marca do patrocinador e ser positivo o retorno para ambas as partes.

O primeiro passo já foi dado: ser objetivo e profissional. Mas qual o segundo passo? Esse é o principal ponto! Devemos apresentar a nossa paixão pelo Futebol de Botão e realizar uma venda de impacto. Isso mesmo, mostrar os reais valores do esporte e associar o interesse do patrocinador com o modelo de proposta que iremos apresentar.

Okey, vamos lá! Não estamos falando de um bicho de sete cabeças. Se o nosso patrocinador é visual, vamos trabalhar a apresentação por meio de vídeo de até um minuto e meio, flipchart, apresentação em PowerPoint. Agora, se esse patrocinador é uma pessoa mais formal, vamos trabalhar um texto com imagens e um contrato mais formal em até três páginas em um modelo mais “juridiquês”, porém com palavras claras e objetivas. Contudo, se o patrocinador é mais digital, vamos largar a formalidade de lado e avançar para Inteligência Artificial e emparelhar as ideias de acordo com ativações em redes sociais ou conteúdos direcionados ao público-alvo do tomador de decisão.

O que deve conter nessa apresentação: 

1) Nome do Projeto de Captação de Patrocínio, exemplo: “Campeonato Brasileiro de Futebol de Botão – Regra Dadinho 9x3 no Rio de Janeiro – Edição 2025”;

2) Quem está organizando: CBFM; FEFUMERJ, Clubes Estaduais etc.;

3) Síntese do Projeto: um parágrafo de até 5 linhas com uma breve descrição relatando a sua paixão pelo Futebol de Botão e qual o “porquê” do patrocinador ter que estar com você neste projeto.

Na segunda página ou slide o que não pode faltar:

a) Ilustração que destaque o objetivo do projeto com promoção do esporte e cultura;

b) Justificativa do porquê o patrocinador deve participar com você ou com o clube deste patrocínio;

c) Qual o ROI (retorno de oportunidade de investimento) que o patrocinador pode obter com a marca dele antes, durante e depois da ativação deste investimento.

E então, vem a parte "Ovos de Ouro" de como elaborar uma proposta que faça sentido:

Imprescindível que sejam trabalhados os valores do atleta ou do clube e que estes sejam reais e não meramente expositivos. Deve ser o real valor do esporte, do atleta ou do clube. E isso pode ser ilustrado com uma simples imagem ou com uma simples frase com citação.

Um ponto chave: fechamento de acordo ou pix na conta! Para realizar o fechamento ideal, é importante que sejam ofertadas ao tomador de decisão (TD) opções personalizadas e não cotas ouro, prata e bronze. Primeiro ouça o TD, faça uma apresentação do seu projeto e somente depois retorne com um projeto visual ou escrito com início da publicidade e marketing, datas específicas, descrição deste projeto na íntegra e período de ativação da marca do TD. 

E o ponto X da questão, agradeça à pessoa pelo tempo dela, ofertando um café ou apertando as mãos, olhando nos olhos, nem firme e nem fraco, seja autêntico e honesto, disponibilize-se para uma breve reunião de apresentação em 15min e esteja preparado!

Biblioteca de "Insight"
Reler publicações anteriores de Breno Marques

Mineiro natural de São Lourenço-MG, Breno Borba Marques, é formado em Direito com MBA em Gestão de Esportes e Mestrado em Administração - com enfoque em Marketing Esportivo e comportamento do Consumidor do Esporte. Diretor fundador do Instituto Brazolin, atualmente com cerca de 15 mil crianças nos projetos e empreendedor em cinco startups, Breno é apaixonado por esportes: pratica natação, crossfit, atletismo, beach tennis, mountain bike e futebol de botão, regra 12 Toques, na qual é atleta federado pelo Tupi F.C., incentivador do esporte desde 2005 e apreciador de uma boa música e de curtir o gênero Sertanejo Raiz. No Portal Mundo Botonista ele nos dará informações sobre como o marketing pode nos auxiliar no desenvolvimento e expansão do futebol de mesa.

....................................

breno_marques@mundobotonista.com.br

(35) 99723-3493

Posts anteriores 
Por Claudio Pinho 23 de agosto de 2025
Fala sério!
Por Camilo Gubitosi 21 de agosto de 2025
Todas as cores do Mundo
Por Giuseppe Spasiano 20 de agosto de 2025
Subbuteo Planet
Por Jeferson Aparecido 18 de agosto de 2025
Notícias do Mundo
Mostrar mais