Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Carlos Cláudio Castro (10/06/2024)

Dura lex, sed lex... Será?

Muitas são as inquietações dos praticantes da Regra 12 toques no que se refere às disposições regulamentares. Não apenas os anseios de mudanças, mas, inclusive, questionamentos sobre o seguimento à risca do que está escrito no texto de regras. Em muitas ocasiões, uma atitude consuetudinária se sobrepõe à norma escrita.

Arrumação de botões de defesa nas saídas de bola ao centro, com mais permissividade, e o deslocamento de alguns botões, para defesa, em algumas circunstâncias, têm sido objetos de discussões no nosso meio botonístico há algum tempo. Se isso tornaria o jogo menos mecânico ou mesmo pior tecnicamente, com muitos chutões do meio campo, eis a questão! Como sabê-lo sem fazê-lo? 

E o fato do deslocamento para trás do botão, quando a palheta se encontra sobre ele para a execução do toque/chute? Quantos botonistas cobram a furada, como determinado no que está publicado? Certo é que não há unanimidade e muita água tem rolado sobre tal fato, nos bastidores e nas mesas de jogo Brasil afora. 

Outra circunstância muito debatida é o tempo que os atletas usam para arrumar o goleiro ou levam para efetuar o chute a gol. Aqui o problema parece ainda maior, dificilmente os cinco segundos são respeitados, havendo casos de extrapolação notoriamente exagerada. É tão acintoso que chega a gerar dúvida se a modalidade deve mesmo ser controlada por tempo. 

Assim como os tópicos supracitados, vários outros se colocam como desafios para praticantes e gestores do nosso esporte. Penso que adequações no sentido de aperfeiçoar, tornar o jogo mais atrativo para jogadores e apreciadores, podem e devem ser buscadas e, para tal, o engajamento de todos é necessário, fazendo-se mister que as pessoas se permitam ousar e experimentar.

E você, nobre leitor, lembra-se de alguma situação de jogo como essas acima citadas que demandam um olhar mais atento por parte daqueles que praticam e conduzem nossa regra? Deixe nos comentários para que possamos ampliar este nosso debate. Um forte abraço a todos e até a próxima.

O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do "Vozão" (Ceará Sporting Club) do qual é membro efetivo do conselho deliberativo. Carlos é um estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM e responsável direto por levar a modalidade 12 toques para o estado do Ceará.

....................................

carlos_claudio@mundobotonista.com.br

(085) 99158-6280

Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro

Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Por Giovanni Nobile 7 de dezembro de 2024
Tá no filó
Por José Jorge Farah Neto 7 de dezembro de 2024
CBFM em ação
Por Giuseppe Spasiano 6 de dezembro de 2024
Subbuteo Planet
Mostrar mais
Share by: