Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (02/03/2024)

A Montanha Mágica

Amigos e fiéis leitores da coluna “Muito Além das Mesas”, o ano de 2024 já está aí e com ele eu inicio meu ciclo de dicas sobre o melhor do cinema e da literatura. Serão filmes e livros que foram premiados e renomados ao longo do tempo, e que eu usarei aqui o espaço dessa coluna para trazer ais amigos como uma sugestões de agenda cultural.

Essa nova temporada começa uma dica literária. Trata-se do espetacular “A Montanha Mágica” do escritor alemão Thomas Mann (1875 – 1955). Thomas Mann nasceu na pequena cidade alemã de Lubeck. Vindo de uma família tradicional e conservadora. Seu pai era político e comerciante bem-sucedido na cidade. Thomas, desde garoto já tinha vocação para a literatura. Formou-se na Universidade de Munique, tornando-se romancista, crítico, escritor, roteirista e professor de literatura universal.  Durante sua vida, Thomas escreveu vários livros, alguns foram roteirizados para o cinema. Ele ganhou em 1929 o Prêmio Nobel de Literatura pelo seu livro “Os Buddenbrooks” lançado em 1901 onde ele retrata a ascensão e queda de uma nobre família. Porém, para Thomas Mann, a sua obra preferida foi “A Montanha Mágica” publicado em 1924. Um fato interessante sobre a vida de Thomas Mann, é que ele era um crítico contra Adolf Hitler, sendo então perseguido pelo Führer, Thomas se muda para os EUA e numa entrevista no novo país, profere a célebre frase: - “Onde eu estou, está a Alemanha”. 

Vamos agora ao fabuloso livro ficcional “A Montanha Mágica”. Aqui, o leitor irá conhecer o protagonista Hans Carstorp, um engenheiro jovem e inteligente. Ele é órfão de pai e mãe. Quem o criou foi seu avô. Por conta de uma herança de família, dinheiro não era problema para Hans. Antes do protagonista começar trabalhar numa fábrica, o rapaz resolve visitar seu primo Joachim Ziemssen que está internado num luxuoso sanatório nos Alpes suíços devido a uma tuberculose. Sua intenção era passar apenas alguns dias naquele lugar. Porém, na entrevista com um dos médicos responsáveis pelo sanatório, Hans diz que está saudável, mas o médico retruca ao dizer: - “até hoje eu nunca conheci ninguém saudável”. Em meio a estes “alguns” dias, ele descobre estar doente de tuberculose e inicia-se um período de inesperados 7 anos de Internação. Hans acabou se envolvendo com interessantes personagens de vários países, além da sua participação em conflitos filosóficos, amorosos, políticos e espirituais, somados a uma inesquecível aventura. Tudo isso em meio à 1ª Guerra Mundial. 

Isso é o que os amigos encontrarão em “A Montanha Mágica” de mais de 800 páginas que, eu vos garanto, lerão sem dificuldades. É uma leitura prazerosa, dinâmica, atual e fácil. A obra ganhou uma adaptação em 1982, dirigida pelo alemão Hans W. GaiBendorfer, tendo no elenco ótimo ator Rod Steiger. 

Se despertou em você o interesse em ler esse incrível livro do genial Thomas Mann, digo que ele está disponível no Kindle ou nas livrarias pela editora Cia das Letras. Boa leitura.

A Montanha Mágica
Autor: Thomas Mann
Título original: Der Zauberberg
Lançamento: 1924
Editora: Companhia da Letras
Páginas:  (856)

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Por Giovanni Nobile 7 de dezembro de 2024
Tá no filó
Por José Jorge Farah Neto 7 de dezembro de 2024
CBFM em ação
Por Giuseppe Spasiano 6 de dezembro de 2024
Subbuteo Planet
Mostrar mais
Share by: