Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Márcio Bariviera (06/03/2022)

Um dia maravilhoso

Aproveitando minhas férias em casa, tirei um dia para “curtir” meus times de futebol de botão. Os times e as mesas. Sim, tenho duas, uma semi-oficial e um Xalingão. Muita coisa evoluiu do meu tempo de infância até hoje, mas não ter um Xalingão é como possuir uma coleção de discos de rock e nela não constar Beatles e Led Zeppelin.

 

Mas não pense que o “curtir meus times” foi puxar a mesa, colocar dois times em campo e jogar. Longe disso. Ali, contemplando todo aquele material, fui tomado por uma onda de nostalgia e saudosismo, os quais somente quem viveu isso na infância sabe o significado.

 

Peguei um pano, álcool, o bom e velho lustra-móveis e fui dar uma geral na turma toda. Começando pelos “gramados”, passando pelos jogadores, traves, palhetas, etc. Enquanto isso, na minha JBL, rodava Pearl Jam, Scorpions e Alter Bridge.

 

Passando um lustra-móveis no Xalingão foi impossível não relembrar da final do Brasileirão de 1988, entre Inter e Fluminense. O Inter foi campeão vencendo por 1 a 0, com um gol onde a bola tocou no travessão e no próprio jogador que ainda deslisava na mesa. Se existe algo que jamais esquecerei na vida, além da primeira professora, é esse lance.

 

E os cabinhos que eram fixados atrás dos goleiros Gulliver? Quem não lembra? Hoje o cara pode ter um time de R$ 500, mas aqueles cabinhos que valiam centavos nunca serão esquecidos, garanto. Como a nostalgia é gostosa...

 

E se a gente não esquece dos cabinhos plásticos é meio que lógico também não esquecer daquelas goleiras brancas, estilo Maracanã. As traves que hoje valem um bom dinheiro nunca terão o encanto daquelas. Eu inclusive pintava “os pés” delas de caneta preta. Eu e uns quantos botonistas, tenho certeza.

 

Acariciar toda aquela turma me fez um bem enorme. Não importava se era o goleiro, o camisa 10 ou o lateral esquerdo. Todos tinham (e sempre terão) o mesmo valor. Foi um dia maravilhoso. Um dia só nosso. Um dia que só quem viveu tudo isso na infância sabe sentir de verdade.

Biblioteca de "Botão_raiz"
Reler publicações anteriores de Márcio Bariviera

O gaúcho de Rodeio Bonito, Marcio Bariviera é gerente administrativo do União Frederiquense, clube que disputa a Série A2 do Gauchão, além de assinar uma coluna semanal no jornal O Alto Uruguai, de Frederico Westphalen-RS. Rock e futebol de botão são duas paixões desde a infância (e se puder dar palhetadas ouvindo Led Zeppelin fica time completo).

....................................

marcio_bariviera@mundobotonista.com.br
(055) 99988-6612

Posts anteriores 
19 de abril de 2025
Insight
Por Marcio Bariviera 18 de abril de 2025
Botão raiz
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Mostrar mais