Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (07/07/2023)
Caros amigos e fieis leitores do “Muito Além das Mesas”, a dica neste mês vem de um filme polêmico. Afinal, ele narra fatos que se passam durante o século XIX no ano de 1862 numa pequena e distante vila localizada no interior da Irlanda. Trata-se do interessantíssimo “O Milagre” (2022), dirigido pelo chileno Sebastián Lello, que nos trás um drama psicológico baseado no livro homônimo escrito pela irlandesa Emma Donoghue - publicado em 2016.
O que você irá ver neste drama é uma menina de 11 anos de nome Anna O’Donelle (Kila Lord Cassidy), nascida na vila e vinda de uma família religiosa. Ela está em jejum há 4 meses e mesmo assim permanece saudável. Ela diz que se alimenta do maná vindo do céu e que foi escolhida pela vontade divina. O comportamento da jovem desperta a curiosidade dos moradores que acabam formando uma comissão para analisar a situação.
Querendo uma explicação sobre esse mistério, um médico local Dr. McBrearty (interpretado pelo ótimo Toby Jones), contrata uma freira e a enfermeira Lib Wright (Florence Pugh), que trás consigo um passado trágico. A mando dessa comissão, então, elas irão se revezar na tentativa de descobrir o segredo por trás esse fenômeno.
O comportamento da menina começa a atrair muitos peregrinos e curiosos movidos pelos rumores de que ela é uma espécie de “santinha” enviada para fortalecer a fé das pessoas ao sobreviver somente do maná. Inicia-se, a partir daí, um trabalho investigativo liderado pela enfermeira, para provar que não existe divindade nas atitudes da menina, mas sim uma causa familiar muito mais profunda e real.
“O Milagre” é um filme perturbador com atuações marcantes, bela fotografia e figurinos de época caprichados. Enfim, se despertou em você a vontade de assistir, vá à plataforma de streaming Netflix, estoure aquela pipoca e sente-se no sofá para conferir. O ingresso é garantido!
O Milagre
Título original: The Wonder
Lançamento: 2022
Estúdio/produtora: Netflix
Duração: 1h48min.