Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Notícias do Mundo

 Por Alexandre Raposo (04/08/2022)

Editorial:

Campeonato Brasileiro de Clubes 2022 - Caruaru-PE.

A cidade do interior de Pernambuco, centro do maior crescimento recente do futebol de mesa nacional, sediará o campeonato mais cobiçado do ano entre os dias 12 A 15 de novembro.

Organizada pela FPEFM – Federação Pernambucana de Futebol de Mesa, com chancela e apoio da CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, foi lançada há alguns dias a carta convite oficial do Campeonato Brasileiro de Clubes 2022, que será realizado na bela cidade de Caruaru no agreste Pernambucano, terra do forró, há 132 km do Recife


O evento é, por motivos óbvios, muito aguardado após esses dois anos que o planeta sofreu terrivelmente com a pandemia do corona vírus, com muitas perdas, isolamento social  e paralizações em todos os setores. O futebol de mesa, como todos os outros esportes, também parou e hoje, não apenas o estado de Pernambuco, mas toda a região nordeste vivencia a expectativa por mais um grande campeonato nacional da modalidade.

 

Outro motivo para a crescente expectativa por este 14º Brasileiro de Clubes é justamente a sede, Caruaru, bem longe do principal eixo do futebol de mesa, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. De alguma maneira, toda a região Nordeste se vê mobilizada para sediar em altíssimo nível o mega-evento. O local escolhido para as disputas é o Caruaru Shopping, local de grande circulação de pessoas e onde, certamente, a divulgação será muito grande.

Esta será a terceira competição nacional a ser realizada em Caruaru, contando com a Copa do Brasil 2012 e o Brasileiro 2017 individual, realizado na AABB Caruaru - o que dá a dimensão de como Pernambuco desponta com destaque no cenário nacional, colocando definitivamente o estado na rota das grande competições regionais e nacionais.


"Estamos animados e vamos fazer um belíssimo campeonato. Quem perder, perdeu, playboy! Nos preparamos com uma grande estrutura, 56 mesas novíssimas, um espaço muito bom de se jogar, no Caruaru Shopping, tudo para receber as melhores equipes do país. Estamos preparando algumas surpresas para quem vier a Caruaru e teremos também a cobertura do canal Mundo Botonista durante todo o evento." Comentou Eder Sérgio Bezerra, presidente da Federação Pernambucana de Futebol de Mesa.


Para esta competição deverão estar presentes os grandes clubes de todas as regiões do Brasil na disputa do titulo nacional mais cobiçado do calendário. Serão 4 dias de muitos jogos, emoção e rivalidades, mas tudo dentro do maior fair play entre os competidores. Rivalidades na mesas, e fora das quatro linhas prevalece a amizade e o prazer de rever os amigos.

Quem também está entusiasmado com a volta de um grande evento ao estado de Pernambuco é o diretor do departamento de futebol de mesa do Sport Recife, Renato César. "A realização com Campeonato Brasileiro por equipes em Pernambuco, só vem consolidar o tamanho do crescimento do esporte no Estado. Já tivemos a Copa do Brasil, o Brasileiro individual, e estava faltando o Brasileiro de Equipes, que finalmente chegou. Pernambuco foi a Federação nos últimos anos que mais agregou atletas, e isso é comprovado com o numero de vagas que é disponibilizada ao estado em todas as competições em âmbito nacional. Pernambuco de uma vez por todas está se solidificando como um dos Estados onde o futebol de mesa é mais praticado, não só na doze toques como também em outras modalidades."

Cada detalhe tem sido cuidado com muito esmero desde o início. Exemplo disso é a elogiada carta convite, que traz toda a identidade visual projetada para a competição. O presidente da Federação Pernambucana, Éder Sérgio Bezerra, um apaixonado por design sempre confiou estes os cuidados estético nas mãos de profissionais. "Desde 2012, por ocasião da Copa do Brasil quando Juliano Ribeiro (o Ruli, filho do Armandinho) deu um show com o desenho de um botão com um chapéu de couro, virou tradição cuidarmos dessa parte de design e da identidade visual com carinho especial". Outro belo exemplo citado por Eder foi o Brasileiro individual de 2017 - cuja identidade visual, um mandacaru representando todos os estados do país - criação de Adones Castro, um dos mais talentosos e criativos designers do nosso meio.


"Dessa vez, por sorte, para o Brasileiro de clubes tenho outro designer, com muita competência e que é o chefe na diretoria de marketing da nossa federação, que é meu amigo Caetano Neto, a quem eu só tenho a agradecer e parabenizar juntamente com toda a equipe dele." Celebra o dirigente. A identidade visual da competição deste ano lança mão de uma figura circular remetendo a um botão, um chapéu de couro e um pífano - um instrumento musical bastante tocado na região e que ficou eternizado pela figura icônica de Mestre Vitalino.

Natural de Recife, tendo vivido 23 anos no Rio de Janeiro onde começou a vida profissional, Alexandre Raposo é formado em administração de empresas e já atuou na área comercial - com destaque para a área e produtos médicos por mais de vinte anos. Atendendo a um convite, desde 2019 é o apresentador do programa esportivo Café com Esportes pela Good PE TV de Recife, quando fez sua primeira incursão na área de comunicação. Motivado pela descoberta dessa nova vocação, Pentinho, como é conhecido por todos no futebol de mesa, passou a cursar uma MBA em jornalismo esportivo e atualmente prepara-se para tomar uma nova direção profissional. No futebol de mesa, esporte que pratica desde criança, Alexandre passou pelo dadinho (quando residia no Rio de janeiro) e a partir de 2008  é botonista de 12 toques, modalidade na qual defende as cores do Sport Clube do Recife.

....................................

pentinho@mundobotonista.com.br

(081) 99528-4709

Jeferson Carvalho
Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Por Giovanni Nobile 7 de dezembro de 2024
Tá no filó
Por José Jorge Farah Neto 7 de dezembro de 2024
CBFM em ação
Por Giuseppe Spasiano 6 de dezembro de 2024
Subbuteo Planet
Mostrar mais
Share by: