Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Chico Júnior (30/03/2022)

A primeira vez de Tusurinha.

Nada mais prazeroso que ver um garoto encaminhado no futebol de mesa, isso representa o futuro do nosso esporte.

Certo dia, Vinicius, filho do Tusura apareceu no clube, automaticamente ganhou a alcunha de Tusurinha. Recebemos o garoto da melhor maneira possível. A ideia era deixar ele bem à vontade, e acredito que esse seja o segredo. O garoto não pode ser bombardeado por um monte de informação e regras logo de cara. Ele tem que, em um primeiro momento, se divertir, depois vai recebendo as regras e vai entendendo a mecânica do jogo. Muita regra deixa o jogo mais complicado e afasta o jovem.


Tusurinha se sentiu acolhido, o futebol de mesa era uma maneira de conviver mais tempo com seu pai - o grande Tusura. Fora isso Tusurinha se mostrou um jogador dedicado, treinava demais.  Estreou oficialmente vencendo o Pedrinho, filho do Jefferson (Genta) em uma partida de aspirantes disputada entre Circulo e Palmeiras.


Em São José dos Pinhais quando conquistamos o maior título da história do Circulo Militar, Tusurinha foi o botonista que mais jogou, sim enquanto o pai torava ele sempre achava uma mesa para treinar chutes, ou convidava alguém para fazer amistosos. No jogo contra o Grêmio Náutico União ele fez a sua estreia em brasileiros e ganhou outro grande amigo - o Claudio Mastrangelo (hoje colaborador aqui do Mundo Botonista como correspondente esportivo do RS).


A pandemia veio devastadora, mas nem ela esfriou o amor pelo esporte, quando voltamos o Tusurinha vinha em quase todos os treinos, de metrô, de ônibus, de Uber. Seja lá como for, é figura frequente em nossa sala. E tanta dedicação foi premiada neste último aberto sub-18 realizado no Meninos F.C. Tusurinha ocupou um orgulhoso segundo lugar, levando para sua casa seu primeiro troféu, que, com certeza, é o primeiro de muitos.

Parabéns, Tusurinha!

Biblioteca de "SubMundo"
Reler publicações anteriores de Chico Júnior

Francisco Junior ou simplesmente Chico, é um paulista torcedor do Fluminense, jornalista de formação, publicitário de ofício, apaixonado pelo futebol de mesa.  Agente do caos, Chico gosta mesmo é de contar seus causos e desenterrar aquelas histórias que muita gente, se pudesse escolher, preferiria manter bem sepultadas. É ele o responsável por dar toque de humor ao Portal Mundo Botonista toda segunda-feira.

....................................

chico_jr@mundobotonista.com.br
(011) 94101-7908

Posts anteriores 
Por Flávio Semim 17 de abril de 2025
Notáveis
Por Jonnilson Passos 15 de abril de 2025
Botão com ciência
Por Valmar Talamo Domingues 14 de abril de 2025
Botões d'além mar
Por Alysson Cardinali 12 de abril de 2025
Planeta Dadinho
Mostrar mais