Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por José Carlos Cavalheiro (05/03/2025)

Começa a temporada 2025

A plataforma Mundo Botonista dá início à sua oitava temporada, comprometendo-se a preservar a mesma qualidade e diversidade que marcaram os anos anteriores. Como de costume, a temporada apresenta duas vertentes: uma voltada para a produção audiovisual e outra para as publicações textuais. A vertente mais evidente é, sem dúvida, a primeira, que abrange a criação de conteúdos como entrevistas, tutoriais, debates, podcasts e as transmissões dos grandes eventos - como o Brasileiro de Porto Alegre-RS em maio e a Copa do Brasil em João pessoa-PB - eventos com presença já confirmada do canal. Entretanto, o Portal Mundo Botonista tem também uma importância destacada nessa estrutura .

Nosso conteúdo é formado pelas colunas de nossos 23 cronistas, além de reportagens especiais que destacam eventos e situações relevantes no universo do futebol de mesa. Embora o foco principal esteja na regra dos 12 Toques, buscamos diversificar nossa abordagem, abarcando outras regras (1 Toque, 3 Toques, Dadinho e Subbuteo), ofertando crônicas sobre temas variados, como o futebol de mesa no exterior, vivências pessoais e afetivas com o jogo de botão, trabalhos científicos relacionados ao futebol de mesa e biografias. O objetivo editorial é estabelecer uma crônica esportiva que dê conta das muitas dimensões da modalidade - regulamentar, técnico-tática, institucional, social, artística, literária, cultural, do lazer, etc. Bons exemplos são as colunas destinadas ao cronismo literário, como a "Tá no filó", assinada pelo jornalista Giovani Nóbile, e "Botão com Cordel", que traz o lirismo em versos do talentoso Ary Peter. Vamos "Muito além das mesas", com o crítico de cinema Júlio Simi Neto, ampliando nosso conteúdo com sinopses e dicas culturais sobre filmes e livros.

Apesar de bastante trabalhosa e exigente, nossa metodologia de trabalho é relativamente simples. Por se tratar de um trabalho a coordenação em equipe, requer um bom planejamento, que é esboçado pelo núcleo duro da plataforma (Jeferson Carvalho, Carlos Cláudio, Vinícius Ramalho, Luiz Oliveira e eu). Posteriormente, renovamos o convite aos colunistas que já integraram nosso time nas temporadas anteriores e avaliamos a entrada de novos participantes. Em função do número de cronistas, que este ano será de 23, elaboramos um calendário de publicações e informamos a cada um deles suas deadlines (datas limites para o envio dos respectivos textos). Toda essa informação está disponível para os nossos colaboradores em um arquivo através de um link do Google Drive.

Cada crônica recebida passa inicialmente por uma revisão minha, José Carlos Cavalheiro (redator-chefe do Portal), onde avalio se o tema é coerente com nosso conteúdo e se não compromete susceptibilidades. Além disso, realizo uma revisão gramatical e organizo as ideias em diferentes parágrafos, visando uma apresentação visual que torne o texto mais agradável e legível, ou seja, sua diagramação. Após a inserção do texto no portal, mas antes da sua publicação, Jeferson Carvalho realiza uma segunda revisão, fazendo os ajustes que considerar necessários e complementando-o com suas belíssimas ilustrações. No dia da publicação, ele é responsável por compartilhar as crônicas nas redes sociais (Instagram, Facebook, X), listas de envio e em aproximadamente 60 grupos de WhatsApp.

Não posso deixar de celebrar esta nova temporada, minha terceira à frente do portal, pois estamos cumprindo a missão para a qual esta plataforma foi criada: estabelecer uma crônica esportiva especificamente voltada para o futebol de mesa,  incentivando o adepto a desenvolver o hábito de ler, discutir e se informar sobre sua modalidade. Produzimos conteúdos sobre nosso esporte em uma dimensão que não pode ser alcançada pela divulgação institucional feita pelas federações.

Entramos na oitava temporada de um trabalho amadurecido, mantendo a mesma linha editorial abrangente, diversa e consistente que nos consolidou como referência de profissionalismo e longevidade neste segmento. A expectativa é continuar oferecendo ao nosso público conteúdos de qualidade, com publicações voltadas para aqueles que conhecem, praticam e amam este esporte. Finalizo convidando você, nobre leitor, a fazer parte de mais um ano dessa jornada com seu olhar criterioso e seu apoio sempre tão precioso. Boa temporada para você.

Biblioteca de "É tudo Botão"
Reler publicações anteriores de José Carlos Cavalheiro

Formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, José Carlos Marques Cavalheiro, nasceu na capital carioca no ano de 1962. Foi atleta de futebol de mesa na regra12 Toques de 1998 a 2005, quando foi viver em diferentes lugares: São Paulo, Paris, Jundiaí e Bogotá, onde atualmente reside. É o responsável pelo site da FEFUMERJ desde dezembro de 2004. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Comunicação da entidade.

....................................

cavalheiro@mundobotonista.com.br
fefumerj@fefumerj.com.br

Posts anteriores 
Por Roberto Lara Rodrigues 9 de abril de 2025
Jeito & Força
Por José Jorge Farah Neto 7 de abril de 2025
CBFM em ação
Por Claudio Pinho 1 de abril de 2025
Fala sério
Por Julio Simi Neto 30 de março de 2025
Muito além das mesas
Mostrar mais
Share by: