Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (06/05/2022)

O Poderoso Chefão.

Caro leitor, neste ano de 2022 completa 50 anos de um dos maiores filmes que Hollywood já produziu no século XX. Estou falando do premiado “O Poderoso Chefão” (1972) escrito e dirigido por Francis Ford Coppola.


Porem, não irei escrever sobre esse filme, pois penso que a maioria de vocês já assistiram pelo menos mais de uma vez na vida. Eu, assisti no mínimo 10 vezes!!


Em comemoração aos 50 anos de “O Poderoso Chefão” irei destacar o livro do escritor Mario Puzzo, o qual acredito na verdade que poucos leram essa obra responsável pela origem do filme, seguido depois por mais dois filmes, fechando assim na sua famosa trilogia. 


Mario Gianluigi Puzzo, filho de imigrantes italianos, nasceu nos EUA na cidade de NY no ano de 1920 e veio a falecer em 1999. Puzzo dedicou-se a literatura, foi escritor de vários romances importantes com temas sobre a máfia.


Em 1969 ele lança seu best-seller, tinha como primeiro titulo de “O Chefão”, depois Puzzo mudou o titulo e passou a ser chamar até hoje de “O Poderoso Chefão”.


Essa obra é uma ficção de formação da família Corleone, onde um jovem imigrante italiano vindo da cidade de Corleone localizada ao sul da Itália de nome Vito Corleone, desembarca em NY no inicio da década dos anos de 1920.


O “ Capo” naquela época nos EUA era Al Capone, porem no livro, Vito Corleone começa aos poucos a ocupar seu espaço até atingir logo após a 2ª guerra o topo, sendo ele eleito “O Capo _di tutti Capi_ ” já que Capone estava preso. 


Iremos ver de maneira romanceada a ascensão da família Corleone, a esposa, seus quatro filhos, seus amigos, seus inimigos, seus negócios e o domínio da máfia em NY.


O livro fez tanto sucesso que o diretor Coppola depois de ler, mostrou forte interesse em adapta-lo para o cinema e convidou Mario Puzzo para ajudar na construção do roteiro.


Com uma leitura fácil que flui de forma agradável nas suas 462 paginas, a obra é rica em personagens somado na ação de como a máfia atua em nome do crime organizado.


 “O Poderoso Chefão” é editado aqui pela Editora Record e também ele esta disponível no Kindle.


É isso ai ! O que está esperando para ler esse clássico !?

Veludo Azul.
(Título original: Blue Velvet)
Metro-Goldwyn Mayer (1986). USA

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Por Giovanni Nobile 7 de dezembro de 2024
Tá no filó
Por José Jorge Farah Neto 7 de dezembro de 2024
CBFM em ação
Por Giuseppe Spasiano 6 de dezembro de 2024
Subbuteo Planet
Mostrar mais
Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso website. Se você deseja mudar suas preferências, você pode fazer seguindo as instruções aqui.
×
Share by: