Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Valmar Talamo Domingues (16/08/2023)

O desafio das mesas de vinil

Saudações aos craques da Palheta! Well…. Mesas de vinil foi uma das soluções encontradas para termos mesas aqui nos EUA, mais precisamente em Houston, e sabem de onde veio essa ideia? Veio das lembranças de minha infância, quando eu jogava botão na passadeira de vinil da casa do meu saudoso e querido avô Luiz! 


Isso acontecia sempre quando eu passava alguns dias na casa dele e, então, íamos à loja Imparato, na Avenida Penha de França, no bairro da Penha, na cidade de São Paulo. Sempre uma alegria enorme, pois era certeza de sair de lá com uns 4 times Gulliver ou Canindé na mão! Era só chegar na casa dele e distribuir as “preciosidades” no chão, puxar a passadeira para o centro da sala e jogar por horas! A jogabilidade era muito boa, e lembro que, às vezes, até melhor do que meu Estrelão! Os botões voavam! Lembro-me perfeitamente, como se fosse hoje, da primeira partida realizada nessa passadeira, entre os times cristalinos da Canindé, Guarani e America-RJ!

Botões do modelo cristal da fabricante de brinquedos Canindé

Em 2018, quando o futebol de botão renasceu definitivamente em meu coração, e depois daquele contato, o qual comentei na coluna passada, a busca então era por uma mesa, para que eu pudesse reunir alguns amigos que já estavam “convertidos”, vamos dizer assim, a essa nova brincadeira séria.


Entre muitas pesquisas na internet, e depois de ver que seria muito difícil trazer uma mesa de MDP (comumente chamadas de aglomerado) para cá, encontrei um local que trabalha com decorações baseadas em adesivos de vinil, (a FAMA Adesivos). E uma destas decorações era exatamente um campo de futebol, quase do tamanho de uma mesa semi-oficial. Aí me lembrei de como era boa aquela passarela de vinil e achei que seria uma ótima ideia experimentar o material. O preço era razoável e era fácil de se trazer, pois poderia trazê-la enrolada em um tubo, e foi o que fiz.

Adesivo da Casa Fama Festas e Decorações antes da primeira aplicação

No dia seguinte ao que cheguei com a nova descoberta, e ansioso por enfim ter a tão esperada mesa, fui comprar madeira e o material necessário para instalar o adesivo de vinil e colocá-la em uso. Não entrarei aqui em detalhes de como montá-las, mas fico à disposição caso alguém tenha a curiosidade em saber. Depois de algumas horas, pronto! Mesa montada! Times espalhados e, então, a alegria imensa em ver aquela mesa tão sonhada!


Um mês após essa mesa estar montada, aconteceu o primeiro torneio em Houston, em torno desta raridade tão preciosa e esperada, com a participação de cinco amigos. Essa mesa foi a primeira de muitas que montamos aqui. Ainda tivemos a oportunidade de conversar com o fornecedor do vinil, a fim de ajustarmos as medidas e deixarmos as linhas mais finas.


Acabamos por trazer, em uma determinada oportunidade, 14 adesivos para montarmos mesas.  Passamos tardes reunidos, montando mesas e nos divertindo muito. Ficaram excelentes. Chegamos a organizar um grande torneio com oito mesas de vinil em 2019. O resultado foi um sucesso. O grande desafio estava em mantê-las bem cuidadas e limpas. Em também nos acostumarmos com a velocidade dos botões, já que eram bem lisas. Mas o prazer em ter mesas aqui para jogarmos superava qualquer coisa.

Atualmente, as mesas de vinil passaram gradualmente e naturalmente a serem substituídas por mesas da marca Olliver, oficiais e semi-oficiais, que acabamos trazendo para cá em um esforço mútuo, e que trouxe um resultado muito bom.

A história da importação das mesas Olliver será contada em uma próxima coluna também, pois muita coisa colaborou para que elas estejam presentes agora por aqui!


Quanto às mesas de vinil, elas ainda seguem sendo uma ótima opção para os novos participantes que buscam mesas para iniciar a prática. Há agora também, depois de muita troca de experiência e de muitos ajustes, a produção delas aqui nos EUA. Inicialmente desenvolvidas em conjunto com a ButtonSoccer USA e agora, fornecidas pela Play ButtonSoccer, nossos amigos em Nova York.


Os desafios seguem, e com certeza vamos aprendendo e nos ajustando de acordo, como em tudo na vida.

As mesas foram, e são, somente uma parte de tudo que já foi, e é feito por aqui, no intuito de podermos proporcionar o acesso e o desenvolvimento dessa nossa brincadeira séria entre os novos e os já experientes Guerreiros do Futmesa de Além Mar!! Um grande abraço diretamente de Nashville, aonde jogamos Futebol de Botão por Música!

Biblioteca "Botões d´além Mar"

Reler todas as colunas .

Paulistano radicado nos EUA, Valmar Talamo Domingues é formado em Comunicação Visual e Ilustração, com larga experiência na area de Seguros, e também na indústria de Petróleo e Energia, na qual atualmente atua. Divide o tempo livre entre pinturas a óleo, desenhos e futebol de botão, sempre apreciando uma boa Música. É o idealizador e criador da Liga Houston de Futmesa, no estado do Texas, e também da recém criada Music City ButtonSoccer, no Tennessee, ambas nos EUA. Valmar considera o Futebol de Botão um dos principais elos de amizade e, sendo um jogo lúdico, uma grande ajuda para a manutenção da saúde mental, em meio ao stress do dia a dia..

....................................

valmar@mundobotonista.com.br
+1(615) 294-8947

Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Por Giovanni Nobile 7 de dezembro de 2024
Tá no filó
Por José Jorge Farah Neto 7 de dezembro de 2024
CBFM em ação
Por Giuseppe Spasiano 6 de dezembro de 2024
Subbuteo Planet
Mostrar mais
Share by: