Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Planeta Dadinho

Por Giuseppe Spasiano (24/07/2024)

It's a kind of magic!

Salve, amigos do Mundo Botonista do Subbuteo Planet. Nos dias 6 e 7 de julho foram realizados o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, ambas competições individuais. Depois de algumas dificuldades para definir a sede dos eventos, foi confirmado que estes teriam lugar na sede do futebol de mesa do Bangu. Já no cerimonial de abertura percebeu-se que havia algo de mágico no ar. Comemorava-se os 40 anos de futebol de mesa do multi-campeão internacional Marcelo Coutinho, representante do clube alvirrubro da Zona Oeste carioca. Coube a ele, com muita emoção, declarar aberto o evento. É importante salientar que o atleta foi responsável por trazer o Subbuteo para o Brasil e é tido como um herói e pioneiro do futebol de mesa.

Outro toque de mágica foi a atuação incrível de Fred Elesbão, do Náutico-PE, que foi absolutamente dominante nos torneios. Vale ressaltar que, com as conquistas de ambos torneios individuais, Fred passou a ser único atleta da história do Subbuteo no Brasil a ganhar os dois títulos na mesma temporada e de forma invicta. Em apenas seis anos de prática da regra, viajando na Europa e fora dela  e enfrentando os melhores jogadores do mundo, Fred ganhou experiência, é verdade, mas engana-se quem pensa que é só isso. Há muito mais: "muito treinamento, garra e sobretudo, muita vontade de botar os cabinhas para correr no campo". Fred teve o melhor ataque do Brasileirão, com 24 gols, além da melhor defesa, já que não sofreu gols. Nessa competição venceu a final, contra o vascaíno Barthez, pelo placar de 1 a 0. Na final da Copa do Brasil, venceu o também vascaíno Abel Cêpa pelo placar de 4 a 0. Na Copa do Brasil, Fred também foi destaque absoluto, novamente tendo o melhor ataque (17 gols) e a melhor defesa, com apenas um gol sofrido.

  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

No Campeonato Brasileiro de Subbuteo 2024 tivemos a participação de 12 atletas que marcaram 116 gols. Por sua vez, na Copa do Brasil os 13 competidores marcaram 40 gols. Tivemos também a final do Campeonato Brasileiros de Equipes, realizada entre o Vasco da Gama e o Bangu, vencida pelo primeiro por 3 a 1, o que garantiu ao clube cruzmaltino seu oitavo título brasileiro. Não há como negar - um octacampeonato nacional, seja lá de que modalidade for, é absolutamente mágico

Os próximos torneios nacionais, que serão realizados em 2025 ainda não têm suas sedes definidas. Cogitam-se com destaque as cidades de São Paulo, Brasília e Londrina. Finalizo felicitando os campeões de 2024, parabenizando ao Bangu pelo evento e a todos os participantes por manterem o Subbuteo ativo e forte no Brasil. Até a próxima, amigos.

Biblioteca de "Subbuteo Planet"
Reler publicações anteriores dos cronistas desta coluna.

Giuseppe Spasiano é italiano de Nápoles, radicado no Brasil e apaixonado pela arte do "girello", top spin, muito usada quando jogava com os amigos entre o 1979 e 82 na modalidade conhecida agora como "Old Subbuteo". Ao ver no Youtube uma entrevista com o compatriota Massimo Bolognino "Dedo de Dios", campeão mundial 22 vezes, foi arrebatado pelo desejo de retomar a paixão dos tempos de adolescente. Trinta e cinco anos depois, em 2017, resolveu reiniciar-se na prática - agora do subbuteo moderno - conhecido em 25 países como futebol de mesa. Hoje, atuando como atleta do Vasco da Gama-RJ, Pepe teve passagens pela Portuguesa-DF, Fortaleza-CE, Torigno-SP e Clube dos Aliados-RJ.

....................................

pepe@mundobotonista.com.br

Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Por Giovanni Nobile 7 de dezembro de 2024
Tá no filó
Por José Jorge Farah Neto 7 de dezembro de 2024
CBFM em ação
Por Giuseppe Spasiano 6 de dezembro de 2024
Subbuteo Planet
Mostrar mais
Share by: