Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Quinho Zuccato (15/05/2024)

Ajustes finais

Saudações amigos do Mundo Botonista! Na coluna de hoje, falarei sobre os ajustes finais da minha preparação para o Campeonato Brasileiro que acontecerá em Londrina nos dois últimos dias de maio e nos dois primeiros de junho - daqui duas semanas, portanto  - e para o qual, tenho certeza, muitos dos amigos que me leem neste momento estão ansiosos e focados.

O período em que atravessamos a pandemia de 2020 a 21 me ensinou a entender o nosso jogo de uma forma diferente, dando muito mais enfoque ao extracampo. Análise de jogos, comportamentos, acertos e erros, dificuldades e facilidades fazem parte de um estudo que faço através dos jogos que foram filmados e estão disponíveis para todos verem nos meios de comunicação que difundem o futebol de mesa, como o canal Mundo Botonista Oficial no Youtube, por exemplo.

A partir de então, meu planejamento passou a se dividir em três partes: análise, preparação e execução. Na maioria das vezes não faço isso sozinho, pois procuro sempre comentar, em particular, com alguns amigos sobre os jogos transmitidos e procuro saber quais seriam suas decisões diante da uma dada situação. Considero primordial ter uma segunda opinião sobre aquilo que se pode fazer. Esse exercício visa procurar ações em outros botonistas, tanto no ataque como na defesa, que eu mesmo poderia aproveitar e estar aplicando se estivesse naquela situação de jogo. 

Nosso esporte está ficando cada vez mais competitivo e exigente em todos os sentidos. Se você quer ser um atleta de ponta hoje em dia, tem de estar disposto a aprimoramentos constantes. O nível de exigência no futebol de mesa da modalidade 12 toques parece estar experimentando seu patamar mais alto e, enquanto atleta, sinto a necessidade cada vez mais de aprimorar tanto o meu jogo, tecnicamente falando, como a parte mental e o estudo dos atributos dos oponentes que encontrarei do outro lado da mesa.

Estamos às portas de mais um grande evento nacional, o 34º Campeonato Brasileiro Londrina-2024 e tenho certeza que teremos a chance de ver, uma vez mais, uma boa mostra daquilo que o nosso esporte foi capaz de criar de melhor em cada um dos estados do país nos últimos 12 meses. Em poucos dias reviveremos o grande festival de talentos, técnica, novidades táticas da nossa modalidade.


Estou contando os dias. Nos vemos em Londrina, amigos!

Biblioteca de "1 toQuinho +"
Reler publicações anteriores de Quinho Zuccato

O Socorrense Marcus Paulo Liparini Zuccato, ou simplesmente Quinho, como é conhecido no meio botonístico, está entre as maiores lendas da história do futebol de mesa. Campeão mundial, foi talhado para caçar títulos desde garoto. Campeão brasileiro da categoria principal aos 15 anos de idade (um recorde até hoje jamais igualado), Zuccato é o maior campeão Brasileiro da história com 6 troféus em sua galeria. Enquanto colunista do Mundo Botonista, uma vez por mês Quinho divide um pouco do que sabe sobre questões relacionadas à técnica de jogo na regra que pratica com absoluta maestria, a 12 toques.

....................................

quinho_zuccato@mundobotonista.com.br

(019) 99285-2374

Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Por Giovanni Nobile 7 de dezembro de 2024
Tá no filó
Por José Jorge Farah Neto 7 de dezembro de 2024
CBFM em ação
Por Giuseppe Spasiano 6 de dezembro de 2024
Subbuteo Planet
Mostrar mais
Share by: