Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (27/09/2024)

A caça

Prezados amigos e fieis leitores da coluna “Muito Além das Mesas”, neste mês, a dica vai para um filme de produção dinamarquesa, incluindo como protagonista o também dinamarquês e ótimo ator Mads Mikkelsen, tendo como diretor o compatriota e premiado Thomas Vinterberg. Estou destacando o excelente filme intitulado “A Caça” (2012) sendo roteirizado originalmente por Thomas Vinterberg e Tobias Lindholm. 

O que você verá nessa produção transcorre em uma pequena cidade do interior da Dinamarca, onde vive Lucas (Mikkelsen), um prestativo professor infantil que exerce suas atividades em uma creche. Lucas é uma pessoa pacata, gente boa, conhecido na cidade e que está tentando se levantar após um dramático divórcio, podendo aindaperder a guarda do seu filho único, o jovem Marcus (Lasse Fogelstrem).

Na vida profissional, entretanto, tudo vai bem para Lucas, até o dia que a pequena Klara (interessante atuação da atriz mirim Annika Wedderkopp) de cinco anos, filha de um dos melhores amigos de Lucas, o acusa de abuso sexual durante o período em que ela permanecia na creche. Sem uma investigação correta por parte da direção da creche, como também da polícia, logo a cidade toda fica sabendo dessa suposta ocorrência, e a situção vai ganhando proporções maiores, pois acusam Lucas de também haver se aproveitados das outras crianças que frequentavam a instituição infantil.

Diante deste estado de coisas, Lucas é afastado do trabalho, é acusado de pedófilo, sua namorada o rejeita, o ódio é instalado entre os moradores, a humilhação e a revolta fazem com que Lucas — de forma injusta  — sofra as terríveis consequências de um crime em que ele não cometeu. A vida de Lucas vira um inferno devido à facilidade que as pessoas têm de serem facilmente levadas a crer em informações falsas, sem a justiça da apuração do caso e por deixarem os aspectos emocionais e crenças pessoais falarem mais alto. 

“A Caça” tem um final surpreendente. passado um um ano da ocorrência, a cidade acabou aceitando a inocência de Lucas, mesmo assim a acusação deixou dúvidas entre alguns moradores. Este filme é um drama que prende o telespectador, o deixa nervoso, é perturbador para quem assiste. Um filme que levou alguns prêmios nos festivais em que foi exibido, além de ser indicado, à época, ao Oscar Melhor Filme Estrangeiro, mas não conquistou a estatueta. 

Enfim, sem você já assistiu, então vale a pena ver de novo. Caso contrário, não perca tempo, chame seus amigos ou familiares e assista. Esse filme vale o ingresso e a atuação do ator Mads Mikkelsen merece o destaque. Portanto, vá até a plataforma da Amazon Prime e confira.

A caça
Direção: Thomas Vinterberg
Roteiro: Tobias Lindholm e Thomas Vinterberg
Título original: Jagtent
Lançamento: 2012
Produção: Zentropa Entertainments

Distribuição: Vertigo media
Duração:  (115 minutos)

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Luiz Oliveira 20 de dezembro de 2024
Losers
Por Giovanni Nobile 7 de dezembro de 2024
Tá no filó
Por José Jorge Farah Neto 7 de dezembro de 2024
CBFM em ação
Por Giuseppe Spasiano 6 de dezembro de 2024
Subbuteo Planet
Mostrar mais
Share by: